Passar para o conteúdo principal
A Associação Grupo de Caretos de Podence, foi fundada em 2002-04-11, sem fins lucrativos, assente em valores importantes da nossa identidade, conforme estatutos. Preservação e divulgação da etnografia da aldeia de Podence, na figura do Careto, preservação e divulgação, das figuras dos Caretos de Podence. Organização das festividades do entrudo chocalheiro, promoção dos Caretos em eventos a nível nacional e estrageiro, gestão e dinamização do espaço da Casa do Careto e parcerias com outras instituições.

Ao longo deste percurso, conseguimos que as figuras dos Caretos de Podence, tenham capitalizado êxitos em cima de êxitos, tanto a nível nacional como a nível internacional, em algumas digressões na qualidade de representantes de Portugal em eventos culturais, pelos quatro cantos do mundo.

Organiza e promove as festividades Carnavalescas, Entrudo Chocalheiro, evento cultural e turístico de Trás Os Montes, atraindo milhares de visitantes de norte a sul de Portugal e estrangeiro.

Tem tido um importante papel garantindo a contínua viabilidade do Carnaval ao longo das últimas quatro décadas, resultando no processo que levou ao reconhecimento do Carnaval de Podence Festas de Inverno, na integração na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade – UNESCO.
CARETOS DE PODENCE
CARETOS DE PODENCE
Sede da Associação: Casa do Careto, rua central nº 19 em Podence, desde 2004, a 22 de Fevereiro, a Associação abriu ao público a Casa do Careto, espaço museológico que alberga o repositório do Carnaval e dos Caretos de Podence, com destaque para o acervo de vários pintores consagrados da região, Graça Morais e Balbina Mendes. Também é possível realizar exposições, reuniões ou até saborear uma refeição na tasquinha regional do Careto, com vista para a Albufeira do Azibo

Áreas de actividade: A Associação é de caracter juvenil, tem como prioridade implementar atividades e programas educativos direcionados para os mais novos dado que são o elo principal na perpetuação da manifestação festiva e cultural a que se dedica.

Por essa razão a Associação tem colaborado com o Instituto Português da Juventude (IPDJ)e mais estritamente com a delegação regional de Bragança, da qual resultaram as seguintes atividades Programa “Ocupação dos Tempos Livres” do IPDJ onde dezenas de jovens ajudaram a manter o museu Casa do Careto aberto ao público durante o período de férias escolares, desde 2005. Culturais, etnográficas, recreativas e ocupação dos jovens nos tempos livres. As atividades assentam na parte cultural, etnográfica e recreativa.

Possui várias parcerias com várias instituições, “IPDJ”, Secretaria do Estado da Cultura, Município de Macedo de Cavaleiros, Associação Mutualista – Montepio, fundação Inatel e várias associações locais.