Entrevista com Patrícia Cordeiro
Falta menos de um mês para ficarmos a saber se a UNESCO vai inscrever os "caretos" de Podence na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, após a recomendação já aprovada pelos seus peritos.
A candidatura dos Caretos de Podence foi considerada "exemplar" pela UNESCO, num reconhecimento "raro", segundo o embaixador António Sampaio da Nóvoa.
A avaliação dos peritos da UNESCO recomenda a inscrição do Carnaval de Pondence, dos caretos e todas as festividades na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade que é uma decisão que só será tomada em Bogotá, na reunião que terá lugar entre 09 e 14 de dezembro.
Este parecer positivo sobre a candidatura portuguesa, para além de recomendar a inscrição das "Festas de Inverno Carnaval de Podence", elogia o país pela qualidade do dossier apresentado.
A candidatura portuguesa foi apresentada em março de 2018 e o processo desta candidatura foi iniciado em 2014, com uma equipa técnica científica liderada por Patrícia Cordeiro *.
A Dr. Patrícia Cordeiro é a coordenadora cientifica desta candidatura da Património Cultural Imaterial da UNESCO, passou por ela todo o processo, foi a formiguinha incansável por detrás desta longa caminhada , ela é licenciada em Sociologia e desde sempre tem dado acompanhamento técnico à Associação dos Caretos de Podence, com inúmeros trabalhos baseados na cultural tradicional transmontana.
Apresentamos hoje aqui uma entrevista em video (ver abaixo), exclusiva que concedeu ao Diário de Trás-os-Montes antes da partida para Bogotá, na Colômbia, onde irá estar presente em representação dos Caretos de Podence.
Fonte: Diário de Trás-os-Montes
https://www.diariodetrasosmontes.com/entrevista/entrevista-com-patricia-cordeiro